terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Para um menino, uma flor


"Porque você era um menino com uma flor eu te olhei com atenção, e porque sua voz angelical não sai da minha cabeça, eu lhe prometo amor eterno, salvo se você bater pino, o que, aliás, você acabou de fazer.
E porque você não é só mais um menino com uma flor eu continuo na mesma estação, chorando porque seguimos caminhos diferentes e você ficou morrendo de pena daquela que partiu ao meio.
E porque você ainda tem aquele olhar de um menino com uma flor, eu lhe desculpo por ter me passado para trás, transferido seu método ao meu cotidiano e implicado comigo porque eu gostava de mexer em minhas unhas, como se eu tivesse culpa de ser assim.
E porque quando você começou a gostar de mim procurava saber por todos os modos como me surpreender com suas demonstrações de amor.
E porque você tem um rosto lindo, mesmo quando deixa o cabelo crescer para cima, parecendo um Einstein moderno, e anda lento, e conta rápido, mas sem ficar chato.
E porque você é este menino com uma flor, eu lhe predigo muitos anos de felicidade, mas quando você der uma paradinha marota para olhar para trás, aí, você, talvez, me enxergue, mas tudo bem, eu compreendo.
E porque você é este menino com uma flor, que eu lembro sempre quando disse que me amava pela primeira vez e quando canta Frank Sinatra nem um bicho sobrevive a sua voz, e você desafina lindo, e, às vezes, acorda no meio da noite com seu próprio ronco, eu te juro, sempre torcerei pela sua felicidade.
E porque você tem uma cachorra de nome Speranza e que te vê como eu gostaria de ainda poder, eu lhe digo, que seja maravilhosa sua história.
E porque você é um menino com uma flor, que era capaz de ficar me olhando horas, eu lhe afirmo, cativou meu coração.
E sendo você este menino com uma flor, eu lhe peço que nunca fique só, eu lhe peço, também, que pense em como me deixou sozinha nesses últimos dias; porque ficou tudo uma rua silenciosa e escura que não vai dar em lugar nenhum; os móveis ficam parados me olhando com pena; é um vazio tão grande que os homens nem ousam me amar porque dariam tudo para ter uma poetisa pensando assim neles, com uma mão no queixo, a perna cruzada triste e aquele olhar que não vê mais nada.
E porque você é o único menino com uma flor que eu conheci, eu escrevi uma declaração para você, a fim de que, quando eu morrer, você, se por acaso se lembrar, fique sentado em seu sofá, olhando pela tela de seu computador e lendo, com sua voz desafinada, este pedaço do texto em que eu digo que você é meu sol, minha lua, meu querer. Meu amigo e companheiro, no infinito de nós dois.
E já que você é um menino com uma flor que me disse adeus, me obrigo e fico aqui no meu cantinho, lembrando daquela lareira acesa, da vista, das praias que estavam lá embaixo enquanto nós as sobrevoávamos; e o meu coração, como quando você me disse que me amava, põe-se a bater cada vez mais depressa e triste, sem esperança, sem força e sobrevivendo de saudades...
E porque em meus sonhos eu me levanto para recolher você nos meus braços, e o mundo todo fica em silêncio enquanto a noite chega, recheada de lembranças.
Eu sei, ah, eu sei que o meu amor por você é feito de todos os sentimentos bons que eu já tive; e que todos os homens que pensei que havia amado, como tristes estátuas, me perguntam por que você?! E eu respondo, entre lágrimas e saudades, porque você é lindo, porque você é meigo e, sobretudo, porque você sempre será meu menino com uma flor." (TE AMO)

(Adaptação de "Para uma menina com uma flor" de Vinícius de Moraes)

Nenhum comentário: