quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

MIM

O texto abaixo foi escrito por uma amiga, Camila Briganti.
Lindo, triste e acho que unânime.
Quem nunca quis tirar férias de si mesmo?
Mim
Quero poder fazer as malas e ir embora para qualquer lugar.
De preferência para um lugar onde eu não esteja.
Preciso ficar distante. Distante de mim.
Preciso me olhar. Me observar, de longe.
Ser outra pessoa, talvez sem mudar.
Preciso me ver.
Preciso saber como durmo, se ronco, como acordo.
O simples modo do meu caminhar.
Preciso ver minhas costas, meu rabo de cavalo.
Preciso saber meus gestos.
Preciso saber o que preciso mudar.
E o que não preciso mudar.
Por isso faço as malas e vou embora.
Mas dessa vez não levo comigo eu mesma.
Preciso de férias. Férias de mim.
A partir de hoje não quero mais ser chamada pelo meu nome.
Porque eu sou eu, mesmo sem nome.
Além de não agüentar mais ser chamada sempre pela mesma coisa.
Todos os dias, o mesmo nome.
Quero passar um tempo sem escutar aquela palavra que dizem ser eu, que sequer pude aprovar.
A partir de hoje não mais existo.
Pelo menos para você.
E, principalmente, para mim.
De repente, ao me ver, posso me apaixonar. Ou me decepcionar.
Não sei qual sentimento vou sentir no primeiro olhar comigo mesma.
Talvez seja amor a primeira vista.
Talvez não. Talvez me ache bonita. Talvez feia.
Por isso preciso saber qual é a sensação de não ser mais eu.
Preciso sentir o que os outros sentem quando me vêem.
Quero ser o espelho. Talvez seja a minha amante.
Ou talvez seja a minha única inimiga.
Talvez queira fugir. Fugir de mim. Corro incessantemente.
Mas estou sempre em todos os lugares. Eu comigo mesma.
Entro em qualquer buraco e sempre me encontro.
Não me dou paz, estou sempre ali. Peço paz a todos. E eu mesma não me dou.
Não me deixo nem por um minuto. Estou cansada. E finalmente descobri que estou cansada de mim.
Cansada de todos os dias ser sempre a mesma pessoa, com as mesmas manias chatas e as mesmas piadas sem graça.
Quero ser (talvez sendo eu mesma) outra pessoa. Quero me auto-apresentar.
Me apaixonar perdidamente por mim, sendo o outro.
Talvez eu me faça sofrer. Talvez eu seja o amor da minha vida. Talvez eu me permita amar e ser amada incondicionalmente. Sem medo. Amando a mim mesma.
Não quero mais você.
Simplesmente porque não preciso de você.
Já sou tudo isso e estou cansada.
Por isso preciso não ser mais eu para lembrar que preciso só de mim.
E não mais de você.

Nenhum comentário: