quinta-feira, 18 de setembro de 2008

AMIGAS


Eu cresci escutando teorias de competição entre mulheres, das famosas fofocas entre amigas, das brigas por causa de um cara qualquer, das crises de TPM que alteram os humores. Cresci em um mundo muito mais masculino, com muito mais amigos, por me identificar em certos aspectos e, também, temer essas rivalidades que tanto escutei falar.

Depois de crescida, eu percebi que esses conceitos não espelham de forma fiel a realidade, pelo menos não o meu círculo de amigas, sim, porque ter um grupo de qualidade requer, ainda, uma certa sensibilidade, humor, paciência e maturidade para saber separar o joio do trigo e entender que, uma palavra agressiva não significa um mal-querer, que uma ausência não quer dizer que não quer te ver.

Por esses e outros motivos, hoje, fico contrariada com essas lendas urbanas que insistem em colocar em dúvida o conceito de amizade entre mulheres, sim, porque se for levar ao pé da letra, apenas os homens são capazes de ter um relacionamento desta natureza e fiel, afinal, a amizade entre homem e mulher também é questionada por pessoas em sã consciência.

Pois não só defendo a amizade entre mulheres como também vou além, não só afirmo que há amizades genuínas, como também sustento que elas requerem fermento, tempo e só são dignas de total confiança quando todas as envolvidas são MULHERES, falo da mulher bem-resolvida, ciente dos erros, dos defeitos e à vontade com sua beleza, sensualidade e inteligência. Não adianta querer falar de grupos envolvendo meninas, má-índole, falta de caráter ou bom-senso, o grupo requer razão, transparência, personalidade.

Este grupo de amigas de qualidade, que eu tanto defendo, tem muito mais do que simples trocas de informações e empréstimos de roupas, porque inclui códigos secretos que somente o tempo nos faz enxergar: os olhares que dizem tudo, a compreensão por um chilique, a paciência com a TPM alheia, a força na hora de acolher a companheira que acaba de levar o fora, o respeito ao dizer não em consideração àquela que está sempre ao lado, a habilidade em aconselhar a outra a fechar a boca, o humor para lidar com alguma presepada no caminho e a disposição de gastar horas no bar para conversar sobre coisas totalmente inúteis.

Em minha trajetória, encontrei um grupo de melhores amigas, cada qual com uma particulidade que as faz as melhores para sorrir, para chorar, para suportar, para caminhar, para levantar, para brincar, para beber, para cair, para levantar!

É um grupo formado por MULHERES e acreditem AMIGAS, todas profissionais, mães, tias, filhas, esposas, amantes, chefes, ....todas encaixadas e abraçadas em minha vida, pelas loucuras, pelas surpresas, pela fidelidade, pela preocupação e pela presença que fazem toda a diferença e só me fornecem argumentos para encher a boca e dizer que desacreditar desses laços é estar muito mal-informado ou, até, muito mal-acompanhado.
Tenho pena de quando um homem, que teve a sorte de ser aceito por um grupo de amigas, se dá ao luxo de envolver mais de uma em alguma aventura romântica ou sacanagem sexual, porque neste caso ele acaba frito, devidamente assado e enterrado com os demais tocadores de banjo que tiveram a ousadia de se meter a besta e testar o valor dessa amizade.
ACREDITEM: EXISTEM AMIGAS SIM, AMIGAS, FIÉIS, ATENTAS, MALDOSAS E, QUASE SEMPRE, BASTANTE PERIGOSAS!!!

Nenhum comentário: