sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Será o fim do Império americano?

Nesses últimos meses temos presenciado oscilações na economia mundial e, no ápice da turbulência, o planeta assistiu (e aplaudiu) a derrocada do governo Bush. Se por um lado há empresários e investidores preocupados com a queda no mercado de ações e nos financiamentos, há uma grande parcela que torce pelo fim desta era de "Tio Sam".

Muitos acreditam não ser possível o fim do Império Americano simbolizado pela casa branca e por inúmeros filmes que exaltavam a potência e hegemonia dos Estados Unidos da América, mas é só dar uma espiada na história para saber que todos os impérios caíram e foram substituídos por outros.

Foi assim com o Império Romano, por volta do século III, os romanos passaram por uma crise econômica e política de proporções gigantescas. Os gastos com luxo, a corrupção, a redução do números de escravos, o enfraquecimento do exército, determinaram a decadência de uma época liderada por imperadores e suas lutas em pleno Coliseu. Era o fim da antiguidade.

Um pouco mais adiante, vimos Hitler e sua Alemanha nazista, França, até que chegamos ao Tio Sam. Alguns, até diziam que a crise não seria pior do que a de 29, pois não havia sido registrado tantos suicídios, mas uma senhora de 90 anos se deu dois tiros por conta de uma hipoteca.

Será o fim de uma nova era? Acredito que sim, meu temor é saber quem assumirá o topo....que se abram as apostas!

,

Nenhum comentário: