Da BBC Brasil:
Suecas fazem campanha por topless em piscinas públicas
Um grupo de suecas está realizando uma campanha para garantir às mulheres o direito de fazer topless nas piscinas públicas do país.
O movimento, que ganhou o nome de Bara Bröst (peitos à mostra, em tradução livre), começou em 5 de novembro do ano passado, quando duas jovens foram expulsas de uma piscina na cidade de Uppsala, ao norte da capital Estocolmo, após tirarem a parte de cima do biquíni.
As meninas consideraram a proibição como discriminação e decidiram dar queixa na polícia. A notícia se espalhou e ganhou adeptas que, unidas, criaram um blog e uma página no site de relacionamentos Facebook, que contam atualmente com 360 membros.
No blog, elas defendem que “as mulheres possam fazer topless em todos os lugares em que homens podem ficar sem camisa, e que os seios não sejam considerados parte da genitália feminina”.
A campanha obteve os primeiros resultados depois que duas piscinas na Suécia decidiram autorizar mulheres a ficar sem sutiã, desde que os outros visitantes não se sintam incomodados. Se reclamarem, elas terão de se cobrir novamente.
A luta pelo topless parece estar ultrapassando fronteiras e mulheres na Dinamarca e Noruega já estariam abraçando a idéia e articulando uma campanha pelos mesmos direitos em seus países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário